11 de nov. de 2012

Dignidade ao idoso

Em meu blog venho postando sobre a homossexualidade, pessoas com deficiência, hoje venho postar sobre o idoso.
Quem teve vô e vó sabem o quanto isso é bom, ouvir suas experiências de vida, o bolo da vovó no café da tarde, o abraço cheio ternura, o aconchego da casa dos avós.
Mas hoje vemos o desamparo a estás pessoas, que já contribuíram do seu modo para o desenvolvimento da nossa sociedade.
A maior parte dos nossos idosos viram as revoluções, as guerras, as mudanças de ideologias, como por exemplo a mulher ter direito ao voto, usar calça, dirigir, trabalhar fora, o casamento não ser mais até que a morte os separem, ter direito a separação, divisão de bens, a guarda dos filhos e tantas outras coisas, na  tecnologia e medicina uma evolução rápida.
Hoje eles estão esquecidos pela sociedade e pela própria família, por causa desses fatos foi necessário a criação do Estatuto do Idoso, para garantir uma velhice digna que ainda infelizmente tem que galgar um caminho longo de conscientização.
Algo que deixo também para pensarem é que um idoso acima de seus oitenta anos viviam numa sociedade com alto padrões de moralidades e pudores, as mulheres se casavam virgens e o ato sexual era para muitas somente para concepção de filhos.
E o idoso quando necessita de uma internação particular, convênio ou pelo SUS, tudo isso não é levado em consideração, colocam enfermeiros homens para dar banhos, trocar, levar ao banheiro senhoras idosas e o mesmo acontece com o homem colocam enfermeiras mulheres.
Quem estiver no plantão é que vai fazer independente do sexo do paciente idoso, você já parou para pensar o quanto isso pode gerar traumas, vergonha, por que não tem a mesma mentalidade que nós?
Temos valores que carregamos conosco a vida inteira por que não respeitar esses valores, tratarem friamente como fosse qualquer um.
Por que não ouvi-los e tentar entender o que eles sentem?
Respeitar seus cabelos brancos, as rugas em seus semblantes que é o sinal de sua experiência de vida?
Vamos ter a consciência que um dia poderemos chegar a idade avançada e vamos querer ser tratados com respeito, e então façamos o que gostaríamos que fizessem por nós
Ninguém vai ser jovem a vida inteira.... reflita....

Deixo o link do Estatuto do Idoso.

Abraço,

Samy

Nenhum comentário:

Postar um comentário